Notícias
Cidade de SP tem 4 hospitais veterinários públicos

Cidade de SP tem 4 hospitais veterinários públicos

Hospitais veterinários gratuitos estão em 4 regiões de SP e funcionam de segunda a sexta; saiba o que é preciso para levar o seu bichinho

A cidade de São Paulo tem quatro hospitais veterinários públicos, um em cada região, para prestar atendimento clínico e cirúrgico aos cães e gatos de estimação. Todos atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A prefeitura inaugurou o primeiro em 2012, no bairro do Tatuapé (zona leste da Capital). Outros dois foram abertos ao público em 2020, na Casa Verde (zona norte) e Santo Amaro (sul). Por fim, foi inaugurada em 2022 mais uma no Butantã (oeste).

Em todas as unidades, geridas por instituições em parceria com a prefeitura, também são atendidos casos de urgência e emergência, sem a necessidade de senha.  Também são realizados atendimentos de baixa e média complexidade, conforme a ordem de chegada, e a fila costuma ser grande.

Segundo a gestão municipal, há ainda as consultas de retorno, cirurgias (inclusive as programadas), tratamentos ambulatoriais, exames e internações, além de consultas em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Em nota, a prefeitura explicou a diferença entre urgência e emergência no caso dos animais de estimação.

“O atendimento de urgência é aquele que não possui um risco de morte iminente, mas se não for tratado pode evoluir para um quadro mais grave. Exemplos: tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital no caso de fêmeas”, informou a Administração.

“Já o atendimento de emergência é tudo que implica risco iminente de morte, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação. Exemplos: atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e gato que para de urinar”, completou.

Saiba quais são os documentos necessários para ser atendido:

  • documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento;
  • comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal;
  • Registro Geral do Animal (RGA);
  • cartão/comprovante de programa social, se houver;

Veja o endereço de cada unidade:

  • Unidade Norte: rua Atílio Piffer, 687, Casa Verde
     
  • Unidade Leste: avenida Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par, Tatuapé
     
  • Unidade Sul: rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba
     
  • Unidade Oeste: avenida Professor Orlando Marques de Paiva, 87, Butantã (USP)

Fonte: Gazeta de S. Paulo

0