O que você precisa saber antes de adotar um animal?

posted in: Uncategorized | 2
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

 Adotar um animal não deve ser uma decisão fácil, mesmo por que, você está se responsabilizando por uma vida que será dependente em todas as questões. Sendo assim, se essa possibilidade passou a ser parte do seu dia a dia, confira abaixo alguns itens que devem ser respondidos para ajudar na tomada de decisão:

-Você tem condições financeiras?

Para cuidar de um animal, você precisará de dinheiro não só para ração e vacinas, mas também poderá gastar com tratamento para eventuais problemas de saúde. Sendo assim, pense sempre em deixar um dinheirinho guardado para surpresas.

-Quais são seus planos para o futuro?

Tanto cães como gatos vivem em média 15 anos , você será responsável por cuidar dele durante todo esse tempo, sendo assim, se tem planos de viajar, mudar de pais, estudar fora, ter filhos, mudar de casa, de emprego, tudo terá que ser pensado e planejado incluindo o seu animal. Fazer tudo isso com seu animal é possível, basta se programar e ter a responsabilidade de incluir ele nesses planos.

-Você mora sozinho (a)? Se não, todos estão de acordo com a chegada do animal?

O novo integrante deve ser aceito por todos já presentes na casa.  Não adianta fazer surpresas, converse antes com todo mundo e faça essa decisão em conjunto, mesmo por que,  você precisa levar em conta a personalidade da família para adotar o animal ideal para todos.

-Você passa muito tempo fora de casa?

Isso não impossibilita você de ter um bichinho de estimação, mas que tal adotar logo dois? O trabalho é quase o mesmo, e tem a vantagem de que eles fazem companhia um ao outro na sua ausência.  Se esse for o caso também, pense em adotar um animal adulto, os filhotes precisam gastar muita energia e exigem mais atenção, ou seja, provavelmente irá chorar e perturbar os vizinhos.

-Quem vai cuidar?

Se o animal for para o seu filho e ele for menor de idade, saiba que em 90% dos casos ele será sua responsabilidade. Não adianta se convencer que seu filho (a) será o responsável, por que ele ainda não tem a responsabilidade e o planejamento de vida para tomar essa decisão. Além disso, leve em conta que seu filho (a) vai passar por muitas mudanças na vida ainda, escola, faculdade, trabalho…o animal estará presente em todas essas fases.

-Quantos anos você tem?

Assim como o quesito acima, se é menor de idade, converse com seus pais e tenha em mente que a decisão precisa ser tomada por todos. Se você é uma pessoa de idade, adote um pet que também já tenha mais idade. O animal e o dono precisam ter a mesma sinergia para viver em harmonia, essa escolha também evita que ele tenha mais energia que você, te derrube, precise de longas caminhadas entre outras necessidades que você talvez não possa acompanhar ou nem queira.

-Você tem espaço?

Não adianta adotar um animal e deixar ele preso 24h em um canil ou em um cômodo da casa. Se ele será o seu novo companheiro, você precisa ter consciência de que precisa de espaço para se exercitar, precisa ter suas coisas como brinquedos, caminhas, potes de alimentos adequados, se for gato, arranhadores…sendo assim, pense nessas alterações na casa.

Você tem tempo?

Um animal precisa passear! Se você sai de casa 7h e volta 23h, quem vai dar atenção para o seu bichinho?Levar ele para passear? Dar comida? Brincar?

 Essas são as questões básicas que precisa ser levado em conta antes de trazer um novo integrante para a família. No final das contas, assim como um filho, você deve ter responsabilidade para criar uma vida, seja ela de um ser humano ou de um animal, tendo isso, qualquer animal será feliz com você!

2 Responses

  1. Eu sou um garota que gosta muito de gato

Leave a Reply